APRESENTAÇÃO

Em abril de 2013, 35 grupos de Teatro, professores, palestrantes, pesquisadores, produtores, artistas e representantes das cidades de Alcobaça, Aurelino Leal, Arataca, Camacã, Coaraci, Gandu, Ibirapitanga, Ilhéus, Itabuna, Ibotirama, Itacaré, Itajuípe, Medeiros Neto, Prado, Porto Seguro Salvador, Santa Cruz Cabrália, entre outras, se reuniram para o I Seminário de Políticas Públicas para o Teatro da Bahia intitulado “Teatro e Teatralidade: Conversas & Convergências.” O seminário trouxe como resultado a certeza de que cada vez mais devemos propor ações coletivas e fomentar, estruturar, formar, produzir e proteger a memória do Teatro, proporcionando assim uma carta aberta com 18 pontos de reivindicações, entre eles a de que os futuros seminários, encontros, conferências e fóruns proponham atividades que estimulem a cooperação entre União, Estado e Municípios para a formulação, realização, acompanhamento e avaliação de políticas públicas na área da cultura e das artes, em especial as atinentes ao setor de Teatro.

Assim sendo, a proposta que ora se apresenta tem como objetivo discutir e polarizar a cena baiana contemporânea, isto é, sobre espetáculos, encenadores, dramaturgos, grupos e ideias que marcaram o nosso teatro nos últimos dez anos, em um seminário com dois estudiosos da cena teatral da Bahia, dividido em dois momentos. O primeiro momento, pela tarde, com um embasamento teórico de primeira linha, atualísizado, e com análises e interpretações que confirmam o talento do professor Sérgio Coelho Borges Farias, doutor da Escola de Teatro da UFBA, que nos ensinará a ler as teatralidades que eclodem nas montagens da capital baiana e do recôncavo, na apresentação da palestra “Dramaturgia e Contemporaneidade: Teatro e Teatralidade.”

O segundo momento, pela noite, o professor e dramaturgo Pawlo Cidade, especialista em projetos culturais pela Fundação Getúlio Vargas e Ministério da Cultura, irá provocar os presentes ao apresentar os procedimentos multifacetados que caracterizam o trabalho dos encenadores-criadores, sobretudo do sul da Bahia, quando de sua transposição para um projeto cultural quando concorrem em editais setorizados. Daí a palestra “O que é mais importante: a ideia ou o projeto?”

A proposição deste projeto surge num momento em que a fragilidade das concepções cênicas levadas aos palcos sulbaianos e a diminuta quantidade de projetos da região inscritos no edital setorial de Teatro, revelam-se pequena numa região caracterizada pela promoção de festivais, encontros e montagens teatrais das mais diversas.

O projeto “Dramaturgia e Contemporaneidade: Teatro e Teatralidade,” será realizado durante três dias, em três cidades do Macroterritório 1:

Dia 18/07/2014 – Valença
Dia 19/07/2014 – Itabuna
Dia 20/07/2014 – Porto Seguro

O público alvo são produtores, professores de teatro, pesquisadores, atores, atrizes, técnicos, diretores e grupos e companhias de teatro que residem nestas cidades e em cidades circunvizinhas. Esperamos atingir um público estimado em 300 pessoas. O produtor irá identificar um mobilizador local de cada uma das cidades previamente para identificar e convidar os grupos e artistas de teatro que estão em atividades. Faremos parceria com o Colegiado Setorial de Teatro da Bahia, com a Câmara Setorial de Teatro de Ilhéus, com a Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania – FICC, a ACATE – Associação Cultural Amigos do Teatro Zélia Lessa e o Coletivo Gambiarra de Teatro, em Itabuna; conselhos de cultura e secretarias ou diretorias de cultura das cidades envolvidas, Centro Cultural de Porto Seguro e Centro Cultural de Valença. Criaremos uma página no facebook para o seminário e faremos inscrições online (via blog Teatro e Teatralidade) e presenciais, em cada um dos Municípios.

Esta proposta irá valorizar todas as manifestações teatrais dos locais contemplados, sejam amadores ou profissionais, de escola ou de rua ou mesmo ligadas a instituições públicas ou privadas. As palestras terão a duração de 90 minutos, seguidas de debates de mais 90 minutos. A primeira palestra, apresentada por Sérgio Coelho será “Dramaturgia e Contemporaneidade: Teatro e Teatralidade,” nome homônimo ao projeto proposto, com início às 14:00 horas e término às 18:00 horas. A segunda palestra intitulada “O que é mais importante: a ideia ou o projeto?”, terá início às 19:00 horas e término às 22:00 horas. O formato para as três cidades será o mesmo. Ambas as palestras serão mediadas por um convidado da cidade contemplada.

Todos os participantes terão direito a certificado. Eles serão distribuídos uma semana após o evento, por meio eletrônico, em formato PDF. Todas as discussões, inclusive o conteúdo das palestras serão disponibilizados no blog Teatro e Teatralidade a medida em que elas forem acontecendo nas cidades de Valença, Itabuna e Porto Seguro.

Um comentário:

  1. Deixe uma vaga p mim, pq não estou conseguindo me escrever online pelo Blog

    ResponderExcluir