quarta-feira, 16 de julho de 2014

EU TENHO QUE ESTAR PREPARADO PARA COMPETIR NO MERCADO CULTURAL?


Com certeza! A profissionalização no campo cultural, as novas possibilidades de atuação e suas interfaces exigem cada vez mais pessoas preparadas para competir no mercado cultural. Lembre-se: “Cultura também é um negócio” e como todo negócio ele tende a dar certo ou errado. As chances de dar errado diminuem quando você se prepara tecnicamente. Atualize-se 24 horas por dia. Saiba tudo sobre a área que você quer militar. Leia, assista, comente, divulgue, participe, proteste, escreva.

Se você vai montar um espetáculo, publicar um livro ou produzir um show precisa colocar tudo na ponta do lápis. Faça um PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO. Não há um modelo único, entretanto, você deve respeitar a realidade de cada situação e o uso de metodologias diferenciadas, bem como o porte da instituição. Independente do modelo que você adote, a estruturação do Planejamento Estratégico deve seguir algumas etapas e responder alguns questionamentos, como:

a)      Elaborar um diagnóstico da realidade em que você está inserido, de forma interna e externa. Maria Helena Cunha sugere que você utilize a matriz FOFA. Com a equipe de trabalho reunida discuta quais são as Fortalezas e Fraquezas no ambiente interno, e as Oportunidades e Ameaças no ambiente externo. A matriz vai te orientar no diagnóstico, mas também na elaboração de ações estratégicas para diminuir os pontos negativos e fortalecer os pontos positivos;
b)      Defina sua missão, sua visão de futuro, seu foco de atuação e inovação;

(...)

Depois da FOFA e respondida às questões propostas vocês precisarão monitorar e avaliar continuamente o que estão fazendo. Isto vai garantir um resultado mais eficaz. E a conclusão de tudo isso é um PLANO DE AÇÃO – documento referencial e acessível que traduz em diretrizes, programas, ações estratégicas e projetos o que foi definido durante o processo de concepção do planejamento.


Todavia, você acha que depois de seguir, à risca, estes três pontos você conseguirá “se dar bem” na Cultura? Então participe do Seminário Dramaturgia e Contemporaneidade: Teatro e Teatralidade e descubra na palestra: "O que é mais importante é a ideia ou o projeto?"

Nenhum comentário:

Postar um comentário