sábado, 26 de julho de 2014

DISPONIBILIZAMOS A PALESTRA DE PAWLO CIDADE PARA OS PARTICIPANTES

Os participantes do Seminário Dramaturgia e Contemporaneidade: Teatro e Teatralidade já podem acessar a palestra "O que é mais importante a ideia ou o projeto?". Basta clicar no link enviado e pronto. O arquivo em power point, versão 2010, traz dicas e conceitos sobre o ponto de vista de quem avalia os projetos. É uma ferramenta indispensável para consulta. Confira.


sexta-feira, 25 de julho de 2014

CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO


Prezado(a) Participante,


Seu certificado de participação do Seminário “Dramaturgia e Contemporaneidade: Teatro e Teatralidade,” já está disponível no endereço abaixo. Você pode clicar diretamente ou copiar o link e colar no navegador.

Quando a página abrir, clique no seu nome e faça download clicando na seta ao lado da frase “abrir com” e pronto. Agora é só salvar ou imprimir seu certificado.

Pedimos a gentileza de conferir seu nome completo. Caso haja alguma incorreção, ENVIE-NOS um e-mail com o que deve ser alterado. Caso contrário, apenas confirme o recebimento.

Muito obrigado por sua presença e participação. Em 2015, um novo tema espera por você. Até lá!

Cordialmente,


Viviane Siqueira
Presidente
Associação Comunidade Tia Marita


PORTO SEGURO (Somente participantes deste Município clique no link abaixo)
ITABUNA (Somente participantes deste Município clique no link abaixo)

VALENÇA (Somente participantes deste Município clique no link abaixo)

segunda-feira, 21 de julho de 2014

"CAI O PANO" EM PORTO SEGURO


No Teatro, a expressão "cai o pano" significa que chegamos ao fim de mais uma etapa. E assim foi com Dramaturgia e Contemporaneidade: Teatro e Teatralidade, a segunda edição, em formato pocket, do seminário que tem provocado uma série de discussões e debates sobre as políticas públicas para o teatro da Bahia. 

A participação dos profissionais do teatro de Porto Seguro enriqueceu o projeto. Há uma preocupação com os editais setoriais, com os projetos que são apresentados e escritos, com a eleição do colegiado setorial de teatro e com o Sistema Municipal de Cultura e seus principais instrumentos de gestão.

Rod Pereira, logo na mesa de abertura, agradeceu a participação de todos e salientou a necessidade de cada vez mais se trabalhar em rede. "Juntos, continuamos sendo mais fortes," disse. O seminário em Porto Seguro contou com a participação de grupos e artistas dos Municípios de Medeiros Neto, Eunápolis, Teixeira de Freitas, Santa Cruz Cabrália e Porto Seguro; a representante territorial da Costa do Descobrimento, Andréa Balmant e a doutora em Artes Cênicas e representante da Universidade Federal do Sul da Bahia, Hebe Alves, também estiveram presentes.







sábado, 19 de julho de 2014

ITABUNA: MEIO CAMINHO ANDADO


Ontem foi Valença, hoje, Itabuna. Com isso, 66% de nossas metas foram atingidas. Resta agora o Município de Porto Seguro receber a segunda etapa do Teatro e Teatralidade com o tema "Dramaturgia e Contemporaneidade."

Quando propomos este projeto estávamos preocupados com a fragilidade das concepções cênicas levadas aos palcos sul baianos e a diminuta quantidade de projetos da região inscritos no edital setorial de Teatro, sobretudo numa região caracterizada pela promoção de festivais, encontros e montagens teatrais das mais diversas. Segundo Kaique Reis do grupo "Caras Pintadas" de Coaraci as palestras apresentadas serviram para estimular a participação do seu grupo nos próximos editais; já Hans Muller, produtor e ator, enfatizou que o seminário era uma necessidade e que as provocações surtiram efeitos.

Para Eva Lima, diretora da ACATE e gestora do Teatro Zélia Lessa, "Dramaturgia e Contemporaneidade" caracteriza-se como uma discussão enriquecedora que aponta caminhos.

"Depois do debate de hoje creio que os artistas, produtores, técnicos estarão mais focados num planejamento que possa apontar e definir o que é melhor para cada um. O seminário é só o palito de fósforo. Acendemos o pavio, o próximo passo agora é deles", afirma o coordenador de produção Pawlo Cidade.



















sexta-feira, 18 de julho de 2014

VALENÇA ABRE A SÉRIE DE DEBATES DO DRAMATURGIA E CONTEMPORANEIDADE

Primeiro dia do Seminário em Valença contou com a participação de diretores de teatro, atores e alunos da escola profissionalizante do CEEP. Também estiveram presentes a Representante Territorial da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, no Baixo Sul, a fotógrafa e agente cultural Vanessa Fonseca, a Diretora de Cultura de Valença, Edna; o coordenador do Centro de Cultura, Otávio Motta e o presidente do Conselho Estadual de Cultura da Bahia, Araken Vaz Galvão.

















quarta-feira, 16 de julho de 2014

EU TENHO QUE ESTAR PREPARADO PARA COMPETIR NO MERCADO CULTURAL?


Com certeza! A profissionalização no campo cultural, as novas possibilidades de atuação e suas interfaces exigem cada vez mais pessoas preparadas para competir no mercado cultural. Lembre-se: “Cultura também é um negócio” e como todo negócio ele tende a dar certo ou errado. As chances de dar errado diminuem quando você se prepara tecnicamente. Atualize-se 24 horas por dia. Saiba tudo sobre a área que você quer militar. Leia, assista, comente, divulgue, participe, proteste, escreva.

Se você vai montar um espetáculo, publicar um livro ou produzir um show precisa colocar tudo na ponta do lápis. Faça um PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO. Não há um modelo único, entretanto, você deve respeitar a realidade de cada situação e o uso de metodologias diferenciadas, bem como o porte da instituição. Independente do modelo que você adote, a estruturação do Planejamento Estratégico deve seguir algumas etapas e responder alguns questionamentos, como:

a)      Elaborar um diagnóstico da realidade em que você está inserido, de forma interna e externa. Maria Helena Cunha sugere que você utilize a matriz FOFA. Com a equipe de trabalho reunida discuta quais são as Fortalezas e Fraquezas no ambiente interno, e as Oportunidades e Ameaças no ambiente externo. A matriz vai te orientar no diagnóstico, mas também na elaboração de ações estratégicas para diminuir os pontos negativos e fortalecer os pontos positivos;
b)      Defina sua missão, sua visão de futuro, seu foco de atuação e inovação;

(...)

Depois da FOFA e respondida às questões propostas vocês precisarão monitorar e avaliar continuamente o que estão fazendo. Isto vai garantir um resultado mais eficaz. E a conclusão de tudo isso é um PLANO DE AÇÃO – documento referencial e acessível que traduz em diretrizes, programas, ações estratégicas e projetos o que foi definido durante o processo de concepção do planejamento.


Todavia, você acha que depois de seguir, à risca, estes três pontos você conseguirá “se dar bem” na Cultura? Então participe do Seminário Dramaturgia e Contemporaneidade: Teatro e Teatralidade e descubra na palestra: "O que é mais importante é a ideia ou o projeto?"

segunda-feira, 14 de julho de 2014

TUDO PRONTO PARA COMEÇAR


Sexta, sábado e domingo, 18, 19 e 20 de julho, respectivamente, daremos início aos debates e apresentações no seminário "Dramaturgia e Contemporaneidade: Teatro e Teatralidade." Em cada uma das cidades-sede do Macroterritório 1, produtores locais estão se mobilizando para que os grupos e artistas de teatro, bem como outros profissionais de outras linguagens.

No Município de Valença, Irene Dóres tem mobilizado um grande número de artistas e produtores; em Itabuna, Hans Muller e Eva Lima já confirmaram a presença de vários grupos de teatro e em Porto Seguro, Rod Pereira, diretor do grupo Na Arte a Verdade, fechou os últimos detalhes para que tudo ocorra como planejado.


"Embora seja um seminário relativamente curto, a ideia é otimizar o tempo e tratar de assuntos extremamente importantes para o futuro do teatro na região", afirma o coordenador e palestrante Pawlo Cidade. "Vamos tratar da dramaturgia, das montagens, dos projetos e da eleição do próximo colegiado. Territórios como o baixo sul, o extremo sul e o sul não podem ficar sem representação", conclui. 

Em Valença, a Secretaria de Cultura e o Centro de Cultura Olívia Barradas são nossos principais parceiros; em Itabuna, a ACATE - Associação Cultural Amigos do Teatro, a FICC - Fundação Itabunense de Cultura, o grupo Laboratório Criativo e a UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz são nossos apoiadores; e em Porto Seguro, a Prefeitura Municipal e a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, bem como o Centro Cultural Porto Seguro e o grupo Na Arte a Verdade, completam o apoio no macroterritório.

quinta-feira, 10 de julho de 2014

O QUE É MAIS IMPORTANTE A IDEIA OU O PROJETO?

Itabuna será o segundo Município a receber "Dramaturgia e Contemporaneidade"

Produtores culturais, professores de teatro, pesquisadores, atores, atrizes, técnicos, diretores, grupos e companhias de teatro que residem nas cidades de Valença, Itabuna, Porto Seguro e Municípios circunvizinhos estarão participando do Seminário Dramaturgia e Contemporaneidade: Teatro e Teatralidade.
A primeira edição do seminário ocorreu em Ilhéus, no ano passado, com a participação de quase 35 grupos de teatro. O encontro resultou numa carta com várias proposições e diretrizes para a construção do Plano Setorial de Teatro na Bahia. Desta vez, na segunda edição, a ideia é discutir e polarizar a cena baiana contemporânea, isto é, falar sobre espetáculos, encenadores, dramaturgos, grupos e ideias que marcaram o nosso teatro nos últimos dez anos, com dois estudiosos da cena teatral da Bahia, dividido em dois momentos, Sérgio Farias e Pawlo Cidade. O primeiro apresenta a palestra “Dramaturgia e Contemporaneidade: Teatro e Teatralidade” e o segundo “O que é mais importante a ideia ou o projeto?”
O seminário surge num momento em que a fragilidade das concepções cênicas levadas aos palcos sulbaianos e a diminuta quantidade de projetos da região inscritos no edital setorial de Teatro, revela-se preocupante numa região caracterizada pela promoção de festivais, encontros e montagens teatrais das mais diversas.
O seminário “Dramaturgia e Contemporaneidade: Teatro e Teatralidade,” será realizado durante três dias, em três cidades do Macroterritório 1: Dia 18/07/2014 – em Valença, no Centro Cultural Olívia Barradas; dia 19/07/2014 – Itabuna, no Teatro Zélia Lessa e dia 20/07/2014, no Centro Cultural de Porto Seguro, sempre das 14 às 18 horas.
O apoio financeiro é da Fundação Cultural do Estado da Bahia, Secretaria de Cultura, Governo do Estado da Bahia, através do Calendário das Artes e promovido pela Associação Comunidade Tia Marita com apoio da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania, Secretaria de Cultura e Turismo de Porto Seguro, Universidade Estadual de Santa Cruz e Convention Bureau. As inscrições poderão ser feitas no dia do encontro ou aqui no blog.

terça-feira, 8 de julho de 2014

INSCRIÇÕES CONTINUAM ABERTAS PARA O SEMINÁRIO

Sérgio Farias será um dos palestrantes do seminário

Continuam abertas até o dia 17 de julho as inscrições para o seminário “Dramaturgia e Contemporaneidade: Teatro e Teatralidade”, promovido pela Associação Comunidade Tia Marita. As inscrições podem ser realizadas pelo blog ou presencialmente em cada Município no dia do evento.

O seminário tem início em Valença, no dia 18 de julho, a partir das 14 horas, no Centro de Cultura Olívia Barradas com apoio de Otávio Motta, Ricardo Lemos e Irene Dóris. Já em Itabuna o evento acontece no Teatro Zélia Lessa e os preparativos para o dia 19 de julho, no sábado, estão por conta de Eva Lima, administradora do Teatro, e Hans Muller, diretor e ator de teatro.

Em Porto Seguro, último Município do encontro, Rod Pereira é o responsável pelas articulações e produção local. Na primeira edição do evento, realizado em abril de 2013, o seminário trouxe como resultado a certeza de que cada vez mais devemos propor ações coletivas e fomentar, estruturar, formar, produzir e proteger a memória do Teatro.

Agora, nesta nova edição em formato de bolso, a ideia é discutir e polarizar a cena baiana contemporânea, isto é, falar sobre espetáculos, encenadores, dramaturgos, grupos e ideias que marcaram o nosso teatro nos últimos dez anos.

PROGRAMAÇÃO. O encontro será dividido em dois momentos no turno vespertino: o primeiro com um embasamento teórico de primeira linha, atualizado, e com análises e interpretações que confirmam o talento do professor Sérgio Coelho Borges Farias, doutor da Escola de Teatro da UFBA, que nos ensinará a ler as teatralidades que eclodem nas montagens da capital baiana e do recôncavo, na apresentação da palestra “Dramaturgia e Contemporaneidade: Teatro e Teatralidade,” tema do encontro.

O segundo momento, a partir das 16 horas, o professor e dramaturgo Pawlo Cidade, especialista em projetos culturais pela Fundação Getúlio Vargas e Ministério da Cultura, irá provocar os presentes ao apresentar os procedimentos multifacetados que caracterizam o trabalho dos encenadores-criadores, sobretudo do sul da Bahia, quando de sua transposição para um projeto cultural ao concorrerem em editais setorizados. Daí a palestra “O que é mais importante: a ideia ou o projeto?”

“O seminário surge num momento em que a fragilidade das concepções cênicas levadas aos palcos sulbaianos e a diminuta quantidade de projetos da região inscritos no edital setorial de Teatro, revela-se preocupante numa região caracterizada pela promoção de festivais, encontros e montagens teatrais das mais diversas,” salienta Pawlo Cidade, coordenador do evento.

O seminário “Dramaturgia e Contemporaneidade: Teatro e Teatralidade,” será realizado durante três dias, em três cidades do Macroterritório 1: Dia 18/07/2014 – em Valença, no Centro Cultural Olívia Barradas; dia 19/07/2014 – Itabuna, no Teatro Zélia Lessa e dia 20/07/2014, no Centro Cultural de Porto Seguro.

Podem participar produtores, professores de teatro, pesquisadores, atores, atrizes, técnicos, diretores e grupos e companhias de teatro que residem nestas cidades e em cidades circunvizinhas. O seminário, vencedor do prêmio Calendário das Artes, da Fundação Cultural do Estado da Bahia, Secretaria de Cultura, Governo do Estado da Bahia, é promovido pela Associação Comunidade Tia Marita, com apoio cultural da Universidade Estadual de Santa Cruz, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Porto Seguro, Fundação Itabunense de Cultura e Cidadadia, Teatro Zélia Lessa,  Convention Bureau. Todos os participantes terão direito a certificado.  

segunda-feira, 30 de junho de 2014

VALENÇA SERÁ A PRIMEIRA CIDADE A ABRIR O SEMINÁRIO DE DRAMATURGIA

Valença será a primeira cidade

A produção da segunda edição do projeto Teatro e Teatralidade começa a se solidificar nos Municípios sede do seminário: Valença, Itabuna e Porto Seguro. Em Valença, o seminário dá início às discussões no dia 18 de julho, a partir das 14 horas, no Centro de Cultura Olívia Barradas, sob a coordenação de Otávio Motta e apoio de Ricardo Lemos. Já em Itabuna o evento acontece no Teatro Zélia Lessa e os preparativos para o dia 19 de julho, no sábado, estão por conta de Eva Lima, administradora do Teatro, e Hans Muller, diretor e ator de teatro.

Em Porto Seguro, último Município do encontro, Rod Pereira é o responsável pelas articulações e produção local. Na primeira edição do evento, realizado em abril de 2013, o seminário trouxe como resultado a certeza de que cada vez mais devemos propor ações coletivas e fomentar, estruturar, formar, produzir e proteger a memória do Teatro. Agora, nesta nova edição em formato de bolso a ideia é discutir e polarizar a cena baiana contemporânea, isto é, falar sobre espetáculos, encenadores, dramaturgos, grupos e ideias que marcaram o nosso teatro nos últimos dez anos. O primeiro momento, pela tarde, com um embasamento teórico de primeira linha, atualizado, e com análises e interpretações que confirmam o talento do professor Sérgio Coelho Borges Farias, doutor da Escola de Teatro da UFBA, que nos ensinará a ler as teatralidades que eclodem nas montagens da capital baiana e do recôncavo, na apresentação da palestra “Dramaturgia e Contemporaneidade: Teatro e Teatralidade,” tema do encontro.

No segundo momento, a partir das 16 horas, o professor e dramaturgo Pawlo Cidade, especialista em projetos culturais pela Fundação Getúlio Vargas e Ministério da Cultura, irá provocar os presentes ao apresentar os procedimentos multifacetados que caracterizam o trabalho dos encenadores-criadores, sobretudo do sul da Bahia, quando de sua transposição para um projeto cultural ao concorrerem em editais setorizados. Daí a palestra “O que é mais importante: a ideia ou o projeto?”

O seminário surge num momento em que a fragilidade das concepções cênicas levadas aos palcos sulbaianos e a diminuta quantidade de projetos da região inscritos no edital setorial de Teatro, revela-se preocupante numa região caracterizada pela promoção de festivais, encontros e montagens teatrais das mais diversas.

O seminário “Dramaturgia e Contemporaneidade: Teatro e Teatralidade,” será realizado durante três dias, em três cidades do Macroterritório 1: Dia 18/07/2014 – em Valença, no Centro Cultural Olívia Barradas; dia 19/07/2014 – Itabuna, no Teatro Zélia Lessa e dia 20/07/2014, no Centro Cultural de Porto Seguro.

Podem participar produtores, professores de teatro, pesquisadores, atores, atrizes, técnicos, diretores e grupos e companhias de teatro que residem nestas cidades e em cidades circunvizinhas. O seminário, vencedor do prêmio Calendário das Artes, da Fundação Cultural do Estado da Bahia, Secretaria de Cultura, Governo do Estado da Bahia, é promovido pela Associação Comunidade Tia Marita e todos os participantes terão direito a certificado. Mais informações no blog:



quinta-feira, 19 de junho de 2014

VAI COMEÇAR A SEGUNDA EDIÇÃO DO SEMINÁRIO TEATRO E TEATRALIDADE

O Segredo da Arca de Trancoso, do grupo Vilavox/SSA - Imagem meramente ilustrativa


Em abril de 2013, 35 grupos de Teatro, professores, palestrantes, pesquisadores, produtores, artistas e representantes das cidades de Alcobaça, Aurelino Leal, Arataca, Camacã, Coaraci, Gandu, Ibirapitanga, Ilhéus, Itabuna, Ibotirama, Itacaré, Itajuípe, Medeiros Neto, Prado, Porto Seguro Salvador, Santa Cruz Cabrália, entre outras, se reuniram para o I Seminário de Políticas Públicas para o Teatro da Bahia intitulado “Teatro e Teatralidade: Conversas & Convergências.” O seminário trouxe como resultado a certeza de que cada vez mais devemos propor ações coletivas e fomentar, estruturar, formar, produzir e proteger a memória do Teatro, proporcionando assim uma carta aberta com 18 pontos de reivindicações.

Agora, nesta nova edição em formato de bolso a ideia é discutir e polarizar a cena baiana contemporânea, isto é, falar sobre espetáculos, encenadores, dramaturgos, grupos e ideias que marcaram o nosso teatro nos últimos dez anos, com dois estudiosos da cena teatral da Bahia, dividido em dois momentos. O primeiro momento, pela tarde, com um embasamento teórico de primeira linha, atualizado, e com análises e interpretações que confirmam o talento do professor Sérgio Coelho Borges Farias, doutor da Escola de Teatro da UFBA, que nos ensinará a ler as teatralidades que eclodem nas montagens da capital baiana e do recôncavo, na apresentação da palestra “Dramaturgia e Contemporaneidade: Teatro e Teatralidade,” tema do encontro.

O segundo momento, pela noite, o professor e dramaturgo Pawlo Cidade, especialista em projetos culturais pela Fundação Getúlio Vargas e Ministério da Cultura, irá provocar os presentes ao apresentar os procedimentos multifacetados que caracterizam o trabalho dos encenadores-criadores, sobretudo do sul da Bahia, quando de sua transposição para um projeto cultural ao concorrerem em editais setorizados. Daí a palestra “O que é mais importante: a ideia ou o projeto?”

O seminário surge num momento em que a fragilidade das concepções cênicas levadas aos palcos sulbaianos e a diminuta quantidade de projetos da região inscritos no edital setorial de Teatro, revela-se preocupante numa região caracterizada pela promoção de festivais, encontros e montagens teatrais das mais diversas.

O seminário “Dramaturgia e Contemporaneidade: Teatro e Teatralidade,” será realizado durante três dias, em três cidades do Macroterritório 1: Dia 18/07/2014 – em Valença, no Centro Cultural Olívia Barradas; dia 19/07/2014 – Itabuna, no Teatro Zélia Lessa e dia 20/07/2014, no Centro Cultural de Porto Seguro.


Podem participar produtores, professores de teatro, pesquisadores, atores, atrizes, técnicos, diretores e grupos e companhias de teatro que residem nestas cidades e em cidades circunvizinhas. O seminário, vencedor do prêmio Calendário das Artes, da Fundação Cultural do Estado da Bahia, Secretaria de Cultura, Governo do Estado da Bahia, é promovido pela Associação Comunidade Tia Marita e todos os participantes terão direito a certificado.